04/11/2012

O Hobbit - Aquecimento de lançamento - Parte 1


Primeiro poster oficial de
O Hobbit: Uma jornada Inesperada
"Num buraco no chão vivia um Hobbit". Foi escrevendo esta pequena frase em uma folha em branco no meio de papéis de certificados escolares, que John Ronald Reuel Tolkien – ou J. R. R. Tolkien para os mais chegados – começou a criar seu universo fantástico de anões, elfos e dragões. Na verdade, desde 1917 ele já desenvolvia os idiomas élficos e a mitologia da Terra Média, mas foi só com O Hobbit em que ele passou a organizar seu material e desenvolver histórias fechadas, todas ambientadas neste universo.

Tolkien começou a trabalhar em O Hobbit em 1930 e sua primeira publicação foi em 21 de setembro de 1937, com uma tiragem de 1500 exemplares. Foi um sucesso estrondoso, fazendo acabar o estoque e forçando a editora à lançar uma nova tiragem com ilustrações (feitas pelo próprio Tolkien) desta vez coloridas, no final de 1937.

O livro narra as aventuras de Bilbo Bolseiro, um humilde e acomodado hobbit que é contratado, por intermédio do mago Gandalf, por um grupo de anões liderados por Thorin Escudo de Carvalho para trabalhar como ladrão e ajudá-los a reaver o tesouro do povo anão, roubado a muitos anos atrás pelo maligno dragão Smaug.

É desnecessário dizer que O Hobbit é um dos filmes mais esperados do ano, não só por se tratar de uma das mega produções de 2012, mas principalmente por se tratar do retorno do cineasta neo-zelandês Peter Jackson ao mundo de J. R. R. Tolkien, na pré-sequência da obra que lhe consagrou não só uma visibilidade estratosférica e muito mais liberdade para produções hollywoodianas, como também ajudou em um aumento colossal no turismo e produções cinematográficas na Nova Zelândia, sua terra natal.

Poster mostrando algumas cenas do filme.
Em 2008 houve uma grande polêmica em torno da produção de O Hobbit. Os herdeiros de Tolkien exigiram um montante de US$ 200 milhões referentes à trilogia O Senhor dos Anéis que não foram pagos pela New Line. Isso impediu as negociações e produção dos filmes.

Poster oficial com Bilbo Bolseiro,
interpretado por Martin Freeman
Inicialmente planejado para dois filmes, que dividiriam a história narrada em um único livro, o produtor Peter Jackson chamou para atuar na direção dos longas o seu amigo Guilhermo Del Toro, que também contribuiu, junto de Philippa Boyens e Fran Walsh (ambas também roteiristas da trilogia O Senhor dos Anéis) na adaptação da obra de Tolkien para o cinema. O estilo de Del Toro foi um dos principais motivos de Jackson chamá-lo para dirigir os filmes. Entretanto, Del Toro, que já havia até se mudado para a Nova Zelância, acabou desistindo do trabalho devido aos atrasos constantes das gravações provocados pelas dificuldades financeiras do estúdio Metro Goldwyn Mayer (MGM). O diretor chegou a afirmar que esta foi a decisão mais dura de sua vida. Com a saída de Del Toro da direção, Peter Jackson decide retomar seu antigo posto, mantendo não só a sua estética utilizada na trilogia do anel como também o roteiro e as ideias de Del Toro para os filmes.

Pouco depois, mais uma polêmica. Em outubro de 2010 houve uma rebelião da equipe técnica que, ameaçando a parada total da produção do filme, reclamaram de maus tratos e falta de pagamento. O caso foi resolvido e rapidamente abafado pela mídia.

Depois de passadas as polêmicas, o filme começou a ser rodado em 20 de março de 2011 e terminou em 6 de julho de 2012, totalizando 266 dias de gravações.

Para saciar os fãs, Peter Jackson planejou os lançamentos dos trailers e vídeos de produção dos longas, lançados diretamente na internet durante o ano de 2012.

No dia 21 de dezembro de 2011 foi lançado o primeiro trailer que você pode curtir legendado aqui em baixo:

O segundo trailer foi lançado recentemente, no dia 19 de setembro de 2012. Confira o vídeo também legendado:


E confira abaixo os vídeos de produção que foram lançados durante as gravações dos longas:

[ATUALIZADO - 27/11/12]
EP 9:



[/ATUALIZADO]

EP 1:

EP 2:

EP 3:

EP 4:

EP 5:

EP 6:

EP 7:

EP 8:


O lançamento de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada será no dia 14 de dezembro de 2012.

___________________________________________________________________________________________

GR Machado assistiria à pré-estreia de Uma Jornada Inesperada trajado de anão, se tivesse uma roupa de anão para se trajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...